segunda-feira, 4 de abril de 2016

Questões 113 livro página 72

TURMA 111 QUESTÕES PÁGINA 72
1- Eles construíram diques e canais para conter a força das águas, represas e celeiros para armazenar as águas durante o período de estiagem.
2- Organizavam-se em cidades-estados sob o governo de um sacerdote-rei chamado Patesi.
3- A existência de um estado unificado com poder centralizado em uma cidade e nas mãos da figura do rei
4- Foi um grande conquistador para o período unificando territórios e principalmente por ter unificado as leis existentes em apenas um documento com 282 leis escritas.
5- Por possuírem um exército disciplinado, treinado e organizado, por usarem armas de ferro, pela extrema violência aplicada aos povos conquistados e os altos impostos cobrados das comunidades submetidas.
10-a) A necessidade de uma organização sobre um território, bem como o controle e coordenação sobre trabalhos coletivos com objetivo de garantir a sobrevivência da comunidade levaram a centralização do poder em aldeias maiores.
10-b) Porque garantia a integridade e segurança das populações que estavam submetidas as cidades-estados o que garantiu durabilidade para estas cidades-estados.
12-a) Morada dos deuses, locais de rituais e oferendas, local onde se ensinavam os escribas e funcionários do rei, foco da cultura literária e artística da Mesopotâmia.
12-b) Não, haviam distinção entre as construções um era morada dos deuses outro local de ritual e oferendas.
12-c) Religiosos, e foco da cultura literária e artístico da Mesopotâmia.
14-a) Estabelecer regras que pudessem ser interpretadas por todos os homens da Mesopotâmia que estavam submetidos ao poder de Hamurabi.

14-b) Os ricos tinham privilégios nas penas e nas retribuições, pois tinham condição de indenizar e quitar as penas e não sofrer pena capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário