segunda-feira, 4 de abril de 2016

CONCEITOS PARA AULA DIA 28 DE FEVEREIRO






PRINCIPAIS CONCEITOS DE FORMA RESUMIDA:




1. TEMPO: Com base na percepção humana, a concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração. Surgimento e desaparecimento do sol sempre foi e será um marcador da passagem do tempo...




2. CALENDÁRIO: é um sistema para contagem e agrupamento de dias (passagem do tempo) que visa atender, principalmente, às necessidades civis e religiosas de uma cultura, ou seja, faz parte da cultura própria de cada povo um sistema de contagem e como tal é aceito ou não por outras culturas...A palavra deriva do latim calendarium ou livro de registro.


As unidades principais de agrupamento são o mês e o ano.


3. EVOLUCIONISMO: A Teoria da Evolução é fruto de pesquisas, iniciadas pelo cientista inglês Charles Robert Darwin e pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace. Esta teoria afirma que o homem e o macaco possuem uma mesma ascendência, a partir da qual estas e outras espécies se desenvolveram ao longo do tempo. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, em razão de suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum.




4. CRIACIONISMO: O criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural (Deus ou deuses).




5. POSITIVISMO: teve início, com Augusto Comte (1798-1857), defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.


Desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Tudo aquilo que não puder ser provado pela ciência é considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico caracterizado por crendices e vãs superstições. Para os positivistas o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade e o planeta Terra no paraíso que as gerações anteriores colocavam no mundo além-túmulo.


6. MARXISMO: O Marxismo é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels. Para Marx, a história é um processo de criação, satisfação, e recriação contínuas das necessidades humanas; é isso o que distingue o homem dos animais, cujas necessidades são fixas e imutáveis. Quando pretendemos estudar a evolução da sociedade humana, temos de partir do exame empírico dos processos reais, concretos, da vida social da existência humana. Os seres humanos não devem ser considerados num isolamento, mas num processo de evolução real, a que estão submetidos em determinadas condições materiais e históricas (desenvolvimento das relações sociais). Desde o momento em que este processo passa a ser descrito, a história deixa de ser uma coleção de fatos mortos ou uma atividade inventada de sujeitos inventados.




7. ANALLES: Fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch em 1929, propunha-se a ir além da visão positivista da história como crônica de acontecimentos, substituindo o tempo breve da história dos acontecimentos pelos processos de longa duração, com o objetivo de tornar inteligíveis a civilização e as "mentalidades". Rapidamente foram associados à abordagem inovadora desta escola, que combinava a Geografia, a História e as abordagens sociológicas. Os historiadores desta escola foram os pioneiros na abordagem do estudo de estruturas históricas de longa duração para explicar eventos e transformações políticas. Geografia, cultura material e o que posteriormente passou a ser chamado de “mentalidades” (ou a psicologia da época).






8. NOVA HISTÓRIA: No Brasil, as ideias da Escola Nova foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849-1923). O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952), filósofo norte que americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova. Para ele a Educação, é uma necessidade social. Por causa dessa necessidade as pessoas devem ser aperfeiçoadas para que se afirme o prosseguimento social, assim sendo, possam dar prosseguimento às suas ideias e conhecimentos. Os pensadores da Nova escola acreditavam que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns educadores, a educação escolarizada deveria ser sustentada no indivíduo integrado à democracia, o cidadão atuante e democrático. 






REFERÊNCIAS:




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