segunda-feira, 26 de maio de 2014

ATIVIDADE EM GRUPOS SOBRE OS FENÍCIOS

ATIVIDADE PODERÁ SER FEITA EM DUPLAS OU NO MÁXIMO TRIOS PARA ENTREGAR (uma folha por grupo) usar o livro nas páginas 81-82 e o que foi apresentado nas aulas e vídeos.
1-     Qual foi a contribuição da civilização fenícia para a cultura e a tecnologia das civilizações orientais?
2-     Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo por quê?
3-     Apesar de não ser uma sociedade militarista os fenícios ocuparam toda a região do Mar Mediterrâneo e fundaram colônias. O que justificava essa expansão? Por que fundar colônias?
4-     As Cidades-Estados fenícias são consideradas a mais progressista forma de organização do Estado existente na Antiguidade Oriental. Qual a justificativa para isso?
5-     Quando falamos que os fenícios eram um povo semita politeísta, com um sistema político teocrático estamos afirmando o que exatamente?
6-       O que vem a ser a TALASSOCRACIA dos fenícios?
7-       Por que os Fenícios modificaram a forma de escrita para apenas 22 símbolos? Qual a utilidade dessa forma simplificada?
8-       De acordo com o texto, onde e quando surgiram as primeiras formas de escrita?
9-       No mapa indicando a expansão do alfabeto podemos identificar as origens da escrita. Onde especificamente existem mais indícios do uso da escrita?
10-   Na opinião do grupo (ou do aluno) por que foi nessa região?
11-   Observando a imagem, o português falado hoje no Brasil tem origem em que língua primitiva? Justifique a resposta;
12-   Se observarmos o quadro com a forma de escrita das palavras PAI e MÃE podemos identificar algumas semelhanças entre estas línguas antigas e modernas? Quais?
O que vem a ser a famosa lei de GRIMM? Explique

Nenhum comentário:

Postar um comentário