domingo, 22 de setembro de 2013

Resumindo a Cultura Grega.

HISTÓRIA GREGA
- Civilização Cretense: por volta de 2000 a.C. , grandes palácios, criadores de gado,  cultivo de cereais, navegadores, pescadores e comerciantes. Palácio de Cnossos é o exemplo da arquitetura deste período.
- Invasão dos AQUEUS (1450 a.C), conquistando a península do Peloponeso e fundando várias cidades com a de MICENAS, assumem a liderança comercial marítima que era dos cretenses. As cidades diferem das cretenses principalmente pela existência de um muro em torno das mesmas. A cultura dos Aqueus desaparece em torno do ano 1200 a.C. mesmo período  em que Jônios, eólios e dórios penetram na região.
- A integração destes quatro grupos (Aqueus, Jônios, Eólios e Dórios) originará  a matriz do antigo povo grego.
- Este período entre 1200 -800 a.C. foi descrito nas poesias de Homero (Ilíada e Odisseia), dai ser chamado de Período Homérico.
-O GENOS: resume a organização sócio-politico-militar do período, a população se organiza em comunidades na forma de uma grande família ou família alargada com pais, primos, avós, dependentes, bens, casas, animais, e terras (Oikós).
-Com a evolução dos genos é que teremos o surgimento das cidade-estado gregas cada uma com suas particularidades, falando a mesma língua, adorando os mesmos deuses e heróis, mas com particularidades no que diz respeito á forma de administração das mesmas.
-  Destacaremos duas como exemplos que se opões pela primazia entre as outras:
* Cidade de Atenas: 
- A Democrática, fundada pelos Jônios, dedicada ao comercio marítimo, a politica era assunto de todo cidadão.  Conceitos como Cratos, Eclésia, Boulé, Eupátridas, Demos, surgem aqui.
- Mulheres e estrangeiros não tem cidadania, escravos estão uma categoria abaixo.
* Cidade de Esparta:
- Fundada entre altas montanhas pelos dórios que submeteram as populações nativas. Mantiveram tradição militarista e oligárquiicas, onde apenas os espartanos possuíam direitos, os periecos, apesar de livres não participavam e hilotas, originalmente dominadas permaneciam escravos.
DEUSES E HERÓIS : os que são dignos de serem lembrados e Homenageados. Origem do MITO (explicações para tudo que não é explicável)
- Os gregos acreditavam em vários deuses, semelhantes aos seres humanos, guerreavam, sentiam ódio, amor, ciúmes, inveja, casavam-se tinham filhos com outros deuses ou humanos..
- O teatro era uma festa e homenagem ao deus Dionísio. As apresentações duravam dias (Tragédias e Comédias);
- Escultura ainda hoje é reverenciada, representavam a figura humana em proporção e harmonia.
- A Pintura conservou-se em vasos e cerâmicas, retratava cenas mitológicas ou do dia a dia.
- A Filosofia, ou o “amor ao saber”  busca explicar tudo o que existe, tenta fugir do mito, busca uma explicação racional para tudo que existe. Sócrates, Platão, Aristóteles entre outros.
- Medicina e História, como nós a conhecemos hoje surgem na Grécia antiga. Heródoto e Tucídides fundam a História e Hipócrates de Cós pode ser considerado o pai da medicina ocidental.
- Um aspecto da cultura que merece destaque são as OLIMPÍADAS, realizadas na cidade de Olímpia, em homenagem à Zeus, tiveram início no ano de 776 a.C. e quando ocorriam as guerras entre os gregos sessavam.
* GREGOS X PERSAS (ou Medos)
- Disputas envolvendo cidades gregas, rotas comerciais marítimas e a expansão persa levaram a um conflito no século V, onde os reis persas Dario I e Xerxes são derrotados em seus propósitos expansionistas.
- Período de grande riqueza para a cidade de Atenas;
-PÉRICLES;
* GREGOS X GREGOS (oligarquia x democracia)
- O fato de Atenas usar o imposto para manutenção da liga contra os persas em seu próprio beneficio levou algumas cidades a se oporem militarmente, lideradas por Esparta vencem Atenas.
* HELENISMO (lembrem-se Helenos eram todos os habitantes da Hélade-Grécia);
- As guerras internas enfraqueceram as cidades, deixando-as debilitadas, Felipe da Macedônia e seu filho Alexandre (que fora educado por Aristóteles) vencem Atenas e Tebas e impõe um acordo sobre as demais cidades;
- O Exército Macedônio e grego inicia processo de conquistas que só terminam com a morte de Alexandre, mas a cultura grega, adotadas pelos macedônios chegará até a Índia, Pérsia, Egito e outros rincões mantendo-se preservada durante séculos.

FILMES QUE RETRATAM O PERÍODO
https://www.youtube.com/watch?v=bCALuve0KN4 ( Helena foge de Tebas e vai para Egito)
https://www.youtube.com/watch?v=y2C2bmVb8H4 (Guerra de Tróia -(Brat Pitt)

REFERÊNCIAS
BOULOS, Alfredo. História Sociedade & Cidadania. São Paulo: editora FTD. 2ª edição.
NOGUEIRA &  CAPELLARI, Fasto Henrique Gomes, Marcos Alexandre. Ser Protagonista. São Paulo: Editora SM, 1ª edição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário