segunda-feira, 30 de março de 2020

211 HISTÓRIA (DUAS) - dia 30 DE MARÇO

ORIENTAÇÕES:
1º Ler as questões;
2º APENAS anotar no caderno as alternativas corretas justificando a resposta (porque aquela esta correta e as outras incorretas)
– Agora teste seu conhecimento. Responda a esta questão de vestibular que o blog do Enem preparou para você!
1.      As Bandeiras eram:
a)      Expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.
b)      Expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas.
c)      Expedições  de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.
Expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país.
d)     Movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã.
2.      Leia o texto a seguir e depois responda: “Os bandeirantes foram romantizados (...) e postos como símbolo dos paulistas e do progresso, associação enobrecedora. A simbologia bandeirante servia para construir a imagem da trajetória paulista como um único e decidido percurso rumo ao progresso, encobrindo conflitos e diferenças.”(Abud, K. Maria. In: Matos, M. I. S. de São Paulo e Adoniram Barbosa)
Ainda que essa imagem idealizada do bandeirante tenha sido uma construção ideológica, sua importância, no período colonial brasileiro, decorre:
a)      Da iniciativa em atender à demanda de mão-de-obra escrava do Brasil Holandês, durante o governo de Maurício de Nassau.
b)      Da habilidade para lidar com o nativo hostil, garantindo sua colaboração  espontânea destes na busca pelo ouro.
c)      Da grande ajuda no processo de expansão territorial brasileira, à medida que ultrapassaram os limites do Tratado de Tordesilhas e fundaram  povoados, garantindo, futuramente, o direito de Portugal sobre essas terras.
d)      Da atuação Importante junto à Insurreição Pernambucana, que resultou na expulsão dos holandeses do nordeste, em 1654, considerada como o primeiro movimento de cunho emancipacionista da colônia.
e)      Dá colaboração dos mesmos na formação das Missões Jesuíticas, cujo objetivo era a proteção e catequização de índios tupis, obstáculo à ocupação do território colonial.
03  Leia trecho da carta de Carta de Domingos Jorge Velho ao rei de Portugal,  escrita em 1694:  "Nossa milícia, Senhor, é diferente da regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que vamos à conquista do gentio bravo desse vastíssimo sertão não é de gente matriculada no livro de Vossa Majestade, nem obrigada por soldo, nem por pagamento de munição." 
De acordo com o autor da Carta, pode-se afirmar que:
a)      Os bandeirantes possuíam tropas de mercenários, pagas pela metrópole, com o objetivo de exterminar indígenas.
b)      Havia proibição oficial de capturar índios para a escravização e os bandeirantes pretendiam evitar ser punidos pelos colonos e pelos espanhóis.
c)      Muitas das bandeiras paulistas eram constituídas por exércitos particulares, especializados em exterminar e capturar indígenas para serem escravizados.
d)     Os exércitos portugueses, organizados na colônia, tinham a particularidade de serem compostos por indígenas especializados em destruir quilombos.
Algumas tribos indígenas ameaçavam a segurança dos colonos e as bandeiras eram tropas encarregadas de transportar os nativos para as reduções religiosas.
04. Sabemos que a  crueldade e impunidade dos participantes das entradas contra os indígenas foi denunciada pelo Pe. Antônio Vieira." ... e assim fala toda esta gente nos tiros que deram; nos que fugiram... nos que mataram, como se falassem de uma caçada e não valessem mais as vidas dos índios que a dos animais". Fonte: Carta do Pe. Antônio Vieira, 1653, Maranhão, destinada ao Padre Provincial, in COLETÂNEA DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS PARA O 1º GRAU - 5• à 8• SÉRIES. SE/CENP. 1979, P.25. 
Considerando este depoimento, é correto afirmar que:
a) as aldeias indígenas consolidavam a solidariedade existente entre as tribos.
b) a população indígena, sobretudo no interior, sofreu um verdadeiro extermínio, vítima da escravidão.
c) o bandeirismo contribuiu para o crescimento das vilas indígenas no atual território de São Paulo.
d) a caça ao elemento indígena pelos bandeirantes foi condenada pelos senhores de terras.
e) a colonização indígena sofreu uma significativa queda com o início das Missões dos Jesuítas.
05. O Brasil estava sob domínio ibérico de 1580 a 1640. Nesse período, os criadores de gado e os bandeirantes, que buscavam metais e pedras preciosas, atravessaram a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, incorporando ao território brasileiro:
a) Minas Gerais, Amazonas e Pará.
b) Ceará, Piauí e Alagoas.
c) Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
d) Maranhão, Pernambuco e Bahia.
e) Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
06. A partir do século XVII, uma série de fatores provocou a expansão da colônia e a ocupação do interior do Brasil, exceto:
a) a pecuária desenvolvida no sertão nordestino e na região Sul.
b) a busca de riquezas minerais liderada pelos bandeirantes de São Paulo.
c) a ação missionária dos jesuítas vinculada também à extração de drogas do sertão.
d) a União Ibérica, que possibilitou maior liberdade de circulação no território além de Tordesilhas.
e) o apoio de jesuítas e índios dos Sete Povos das Missões, confirmando os termos do Tratado de Madri em 1750.
07. A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de Cana, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia.
As afirmações a seguir relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.
l - No Vale Amazônico, o extrativismo vegetal - as drogas do sertão - e a captura de índios atraíram os colonizadores.
2 - A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
3 - O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
4 - A zona missioneira no sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
5 - O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão-de-obra para a expansão da lavoura.
As afirmações corretas são:
a) somente 1, 2 e 4.
b) somente 1, 2 e 5.
c) somente 1, 3 e 4.
d) somente 2, 3 e 4.
e) somente 2, 3 e 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário