sexta-feira, 18 de março de 2016

Questões turma 112 página 36

Questões turma 112
1-   Evolução Intelectual, evolução física (postura, estatura, cérebro), Evolução tecnológica;


Questões página
1-   Através de imagens (Arte rupestre), ossos e ou restante de organismos vivos (fósseis), ferramentas (artefatos líticos) que servem de “Pistas” sobre nosso passado.
2-   Tinha capacidade de se adaptar as mais diversas condições, produzir ferramentas elaboradas, produção do fogo, divisão do trabalho.
3-   Conviveram por milênios, ambos produziam ferramentas, enterravam os mortos, competiam por alimentos (caça e coleta), não houve “mistura” genética entre os grupos.
4-   Mudança climática (frio extremo) e conseqüente diminuição das florestas (menos alimentos) caça dos sapiens.
5-   Paleolítico significa PEDRA VELHA as ferramentas eram confeccionadas com pedra lascada simples. No NEOLÍTICO as ferramentas eram confeccionadas em pedra e polidas dando um aspecto mais elaborado e resistente.
6-   Uma hipótese é de que ao observar pedras em volta da fogueira constataram que elas ficavam mais “moles” maleáveis sendo possível moldá-las.
8-Com a descoberta da agricultura houve um aumento considerável na oferta de alimentos, consequentemente aumento a população que se fixou para cultivar e proteger suas lavouras. O aumento populacional liberou parte da mão-de-obra do campo para outras tarefas necessárias à vida da comunidade (religiosa, artesanato, proteção, etc...).
11.a- Podemos conhecer o passado dos grupos através do estudo dos vestígios materiais que chegaram até nos.
11.b- Como se alimentavam (o que comiam), como viviam, idade que chegavam a atingir, como eram fisicamente, postura...
11.c-A cerâmica pode dar informações sobre alimentos estocados, sobre o que comiam e como, que técnicas usavam para a produção da cerâmica.

11.d- descrevem a caça e pesca, a existência de rituais, comportamento dos grupos que produziram as imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário