terça-feira, 18 de março de 2014

Questões sobre conteúdo Mesopotâmia

HISTÓRIA 1º ANO
1.     Quais os principais povos da relação abaixo foram habitantes da Mesopotâmia?
a)     Egípcios, gregos, romanos e hunos.
b)     Babilônicos, Assírios, Sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
c)     Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.
d)     Hebreus, hititas e egípcios.
e)     Cuxitas, Iorubas, Medos, Cassitas.
2.     Qual a característica geográfica positiva que a região da Mesopotâmia apresentava aos povos que ali viveram?
a)     Presença de um vasto deserto com milhares de oásis e terras cultiváveis.
b)     Presença de florestas com grande quantidade de animais e árvores frutíferas fornecendo caça abundante.
c)     Muitas montanhas com presença de vales férteis o que garantia a segurança das comunidades.
d)     Presença de dois rios (Tigre e Eufrates) que garantia margens férteis (na época das cheias) para a agricultura, água para beber e peixes para alimentação.
3.     Os Assírios foram um dos povos que habitaram a Mesopotâmia na Antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta uma das características deste povo e que foi motivou as conquistas e ao mesmo tempo despertou o ódio dos conquistados levando seu império à ruina?
a)      Tinham na guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e impunham castigos severos aos derrotados.
b)     Gostavam muito de arte e, portanto, destacaram-se pela construção de escolas de arte por toda Mesopotâmia.
c)     Eram excelentes comerciantes, mantendo relações mercantis com gregos, egípcios e hebreus.
d)     Buscavam de forma pacífica unir todos os povos da Mesopotâmia em prol de melhores condições de vida para todos.
4.     O que era o Código de Hamurabi, criado na Babilônia?
a)      Conjunto de leis que organizava o comércio na região da Mesopotâmia.
b)     Conjunto de leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a população mesopotâmica.
c)     Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem cometesse crimes. Tinha como base a lei de talião: “olho por olho, dente por dente”.  
d)     Conjunto de leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo principal cobrar impostos da população e punir os sonegadores.
5.     Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destacaram-se na construção de zigurates. O que eram estes zigurates?
a)     Palácios onde viviam os rei a nobreza e todos os sacerdotes do povo sumério.
b)     Canais de irrigação e drenagem construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates para controlar as inundações dos rios e garantir a água durante o ano todo.
c)     Construções em formato de pirâmides em degraus que serviam como locais de armazenagem de gêneros agrícolas, como templos religiosos e observatórios dos astros.
d)     Torres de pedra construídas para proteger as cidades sumérias das invasões dos Hicsos.
e)     Muro que protegia a cidade das inundações dos rios nos períodos de cheias.
6.     Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.
I – As condições ecológicas da região explicam por que a agricultura de irrigação era praticada através de uma sociedade onde dominava trabalho coletivo controlado pela figura de um  indivíduo ou um grupo de indivíduos.
II – Na economia da Baixa Mesopotâmia, a fome e as crises de subsistência eram frequentes, causadas pela irregularidade das cheias e também das guerras.
III – Na Suméria, os templos e zigurates foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.
IV – A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação de um dos primeiros reinos unificados da história.
Sobre as alternativas anteriores, é correto afirmar:
a) I e II são verdadeiras.
b) II e IV são verdadeiras.
c) I e IV são verdadeiras.
d) I e III são verdadeiras.
e) II e III são verdadeiras. 
7.    (UFRN) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:
a) Haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
b) Possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.
c) Terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
d) Serem povos orientais que formaram diversas cidades-estados, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.
8.         A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso=meio e potamos=água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios.
Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:
I – A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite sacerdotal, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupos sociais.
II – O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.
III – Na religião mesopotâmia, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.
IV – Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição da democracia, personificada no governante divino o seu principal fator de unidade.
Está (ão) CORRETO(S):
A - Somente o item I.
B - Somente os itens I e III.
C - Somente os itens I, II e III.
D - Somente os itens II e IV.
E - Todos os itens estão corretos.
9.      (UFRGS) O atual Iraque obrigou territorialmente a maior parte da Antiga Mesopotâmia (terra entre rios), berço de ricas civilizações. Entre essas civilizações encontram-se os sumerianos, os quais se caracterizavam por:
a)     Apresentar uma comunidade constituída por clãs familiares independentes, onde a administração política descentralizada era exercida pelos patriarcas das aldeias;
b)     Constituir um império duradouro e unificado, imune, graças a suas defesas naturais e a seus grandes exércitos, aos perigos inerentes às migrações de sociedades nômades;
c)     Representar uma sociedade liderada pela oligarquia mercantil e pelos proprietários de navios, cujo poder e riqueza advinham sobretudo do comércio e do domínio dos mares do Oriente Médio;
d)     Provocar uma ruptura embrionária entre a dimensão divina e a dimensão humana da figura real, dado que o Patesi não era o próprio Deus, como no Egito, mas apenas seu representante;
e)     Formar um povo economicamente autossuficiente, que não praticava relações comerciais com o exterior.
10.    (UCS/RS) O Código Hamurabi, um bloco de pedras com 2,25 metros de altura, encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris. Dos muitos artigos de lei nele gravados, cerca de 250 já foram decifrados. Com isso, informações sobre a sociedade mesopotâmica puderam ser reveladas.  Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre a sociedade mesopotâmica e o seu código de leis:
(  ) A chamada Lei de Talião (talionis, em latim, significa “tal” ou “igual”) apareceu pela primeira vez no Código de Hamurabi. Ela pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”, ou seja,  aplicava-se ao infrator um castigo proporcional ao dano causado.
(  ) O Código de Hamurabi trata dos mais variados assuntos relativos à vida cotidiana. Abrange, entre outros temas, a regulamentação e o exercício das profissões, fixando a remuneração dos trabalhadores e as normas a respeito do casamento, da assistência às viúvas, aos órfãos, aos pobres, etc.
(  ) Na maioria das sociedades atuais, a Lei de Talião não é mais aplicada. No entanto, há países do Oriente Médio em que ainda se paga olho por olho, literalmente. Na Arábia Saudita, no Iêmen e em alguns dos Emirados Árabes, ladrões têm as mãos cortadas.
(   ) Ainda que fossem leis escritas, havia diferenças no que diz respeito à aplicação das penas, pois um crime contra um pobre ou escravo praticado por uma pessoa rica tinha não receberia a mesma pena que um crime praticado por um rico contra outro rico.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:
a)      V – F – V -
b)      V – V – V -
c)      F – V – F-
d)     F – F – V -

e)     F – F – F

Nenhum comentário:

Postar um comentário