domingo, 31 de março de 2013


http://prezi.com/3citvrwxaazv/mesopotamia-historia/
COMPARANDO COM OS DEMAIS POVOS DA ANTIGUIDADE:

E o Esquema que segue também é bem útil como resumo dos conteúdos:


Atividades de revisão sobre MESOPOTÂMIA


HISTÓRIA 1º ANO
1.     Quais os principais povos da relação abaixo foram habitantes da Mesopotâmia?
a)     Egípcios, gregos, romanos e hunos.
b)    Babilônicos, Assírios, Sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
c)     Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.
d)    Hebreus, hititas e egípcios.
e)     Cuxitas, Iorubas, Medos, Cassitas.
2.     Qual a característica geográfica positiva que a região da Mesopotâmia apresentava aos povos que ali viveram?
a)     Presença de um vasto deserto com milhares de oásis e terras cultiváveis.
b)    Presença de florestas com grande quantidade de animais e árvores frutíferas fornecendo caça abundante.
c)     Muitas montanhas com presença de vales férteis o que garantia a segurança das comunidades.
d)    Presença de dois rios (Tigre e Eufrates) que garantia margens férteis (na época das cheias) para a agricultura, água para beber e peixes para alimentação.
3.     Os Assírios foram um dos povos que habitaram a Mesopotâmia na Antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta uma das características deste povo e que foi motivou as conquistas e ao mesmo tempo despertou o ódio dos conquistados levando seu império à ruina?
a)      Tinham na guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e impunham castigos severos aos derrotados.
b)    Gostavam muito de arte e, portanto, destacaram-se pela construção de escolas de arte por toda Mesopotâmia.
c)     Eram excelentes comerciantes, mantendo relações mercantis com gregos, egípcios e hebreus.
d)    Buscavam de forma pacífica unir todos os povos da Mesopotâmia em prol de melhores condições de vida para todos.
4.     O que era o Código de Hamurabi, criado na Babilônia?
a)      Conjunto de leis que organizava o comércio na região da Mesopotâmia.
b)    Conjunto de leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a população mesopotâmica.
c)     Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem cometesse crimes. Tinha como base a lei de talião: “olho por olho, dente por dente”.  
d)    Conjunto de leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo principal cobrar impostos da população e punir os sonegadores.
5.     Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destacaram-se na construção de zigurates. O que eram estes zigurates?
a)     Palácios onde viviam os rei a nobreza e todos os sacerdotes do povo sumério.
b)    Canais de irrigação e drenagem construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates para controlar as inundações dos rios e garantir a água durante o ano todo.
c)     Construções em formato de pirâmides em degraus que serviam como locais de armazenagem de gêneros agrícolas, como templos religiosos e observatórios dos astros.
d)    Torres de pedra construídas para proteger as cidades sumérias das invasões dos Hicsos.
e)     Muro que protegia a cidade das inundações dos rios nos períodos de cheias.
6.     Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.
I – As condições ecológicas da região explicam por que a agricultura de irrigação era praticada através de uma sociedade onde dominava trabalho coletivo controlado pela figura de um  indivíduo ou um grupo de indivíduos.
II – Na economia da Baixa Mesopotâmia, a fome e as crises de subsistência eram frequentes, causadas pela irregularidade das cheias e também das guerras.
III – Na Suméria, os templos e zigurates foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.
IV – A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação de um dos primeiros reinos unificados da história.
Sobre as alternativas anteriores, é correto afirmar:
a) I e II são verdadeiras.
b) II e IV são verdadeiras.
c) I e IV são verdadeiras.
d) I e III são verdadeiras.
e) II e III são verdadeiras. 
7.    (UFRN) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:
a) Haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
b) Possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.
c) Terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
d) Serem povos orientais que formaram diversas cidades-estados, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.
8.         A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso=meio e potamos=água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios.
Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:
I – A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite sacerdotal, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupos sociais.
II – O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.
III – Na religião mesopotâmia, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.
IV – Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição da democracia, personificada no governante divino o seu principal fator de unidade.
Está (ão) CORRETO(S):
A - Somente o item I.
B - Somente os itens I e III.
C - Somente os itens I, II e III.
D - Somente os itens II e IV.
E - Todos os itens estão corretos.
9.      (UFRGS) O atual Iraque obrigou territorialmente a maior parte da Antiga Mesopotâmia (terra entre rios), berço de ricas civilizações. Entre essas civilizações encontram-se os sumerianos, os quais se caracterizavam por:
a)     Apresentar uma comunidade constituída por clãs familiares independentes, onde a administração política descentralizada era exercida pelos patriarcas das aldeias;
b)    Constituir um império duradouro e unificado, imune, graças a suas defesas naturais e a seus grandes exércitos, aos perigos inerentes às migrações de sociedades nômades;
c)     Representar uma sociedade liderada pela oligarquia mercantil e pelos proprietários de navios, cujo poder e riqueza advinham sobretudo do comércio e do domínio dos mares do Oriente Médio;
d)    Provocar uma ruptura embrionária entre a dimensão divina e a dimensão humana da figura real, dado que o Patesi não era o próprio Deus, como no Egito, mas apenas seu representante;
e)     Formar um povo economicamente autossuficiente, que não praticava relações comerciais com o exterior.
10.    (UCS/RS) O Código Hamurabi, um bloco de pedras com 2,25 metros de altura, encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris. Dos muitos artigos de lei nele gravados, cerca de 250 já foram decifrados. Com isso, informações sobre a sociedade mesopotâmica puderam ser reveladas.  Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre a sociedade mesopotâmica e o seu código de leis:
(  ) A chamada Lei de Talião (talionis, em latim, significa “tal” ou “igual”) apareceu pela primeira vez no Código de Hamurabi. Ela pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”, ou seja,  aplicava-se ao infrator um castigo proporcional ao dano causado.
(  ) O Código de Hamurabi trata dos mais variados assuntos relativos à vida cotidiana. Abrange, entre outros temas, a regulamentação e o exercício das profissões, fixando a remuneração dos trabalhadores e as normas a respeito do casamento, da assistência às viúvas, aos órfãos, aos pobres, etc.
(  ) Na maioria das sociedades atuais, a Lei de Talião não é mais aplicada. No entanto, há países do Oriente Médio em que ainda se paga olho por olho, literalmente. Na Arábia Saudita, no Iêmen e em alguns dos Emirados Árabes, ladrões têm as mãos cortadas.
(   ) Ainda que fossem leis escritas, havia diferenças no que diz respeito à aplicação das penas, pois um crime contra um pobre ou escravo praticado por uma pessoa rica tinha não receberia a mesma pena que um crime praticado por um rico contra outro rico.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:
a)      V – F – V -
b)     V – V – V -
c)      F – V – F-
d)    F – F – V -
e)     F – F – F
11.  Relacione os povos antigos assinalados na coluna da direita com os respectivos rios indicados à esquerda. Um dos RIOS vai sobrar.
1 . Azul e Amarelo                     (  ) Mesopotâmicos
2 . Indo e Ganges                     (  ) Egípcios
3 . Jordão                                (  ) Hindus
4 . Nilo                                                 (  ) Hebreus
5 . Tibre                                   (  ) Chineses
6. Tigre e Eufrates
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a)      5 . 1 . 2 . 6 . 3
b)    1 . 4 . 5 . 2 . 6
c)     2 . 4 . 6 . 5 . 3
d)    6 . 4 . 2 . 3 . 1
e)     6,  4,  5,  3,   1

terça-feira, 12 de março de 2013

Endereço com a apresentação em Power Point
Na aula de hoje iniciamos um debate com as turmas do primeiro ano do médio:
- Existem seres humanos "superiores" e "inferiores" no que diz respeito à evolução?
Pasmem, muita dúvida e angústia. Por onde andamos gente?
Muitos afirmam que não são racistas, mas aceitam e concordam que exitem pessoas "mais" e "menos" evoluídas.
Precisamos compreender que "evolução" não é a mesma coisa que acessoa à informação ou tecnologias ou bem estar e saúde. O homem-animal "evolui" de maneira diferente do homem-social.
Como isso pode ser assimilar.
Observando o mapa reproduzido acima poderemos analisar o caminho percorrido pelos grupo nômades em seu processo migratório.









E outra coisa: NÓS NÃO VIEMOS DOS MACACOS!!!

Nós, Seres Humanos somos parentes, não descendentes dos primatas.Temos um ancestral em comum, que viveu na África há cerca de 7 milhões de anos. Vejamos a representação abaixo:












Referências:
http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/existirao-imagens-nos-sonhos-de-um-deficiente-visual-de-nascenca/30/

http://cienciademais.wordpress.com/category/uncategorized/page/12/

segunda-feira, 11 de março de 2013

ATIVIDADE DE HISTÓRIA DIA 12 DE MARÇO 2013

Olá, pessoal!
Procurei na rede e estou postando estas questões sobre o conteúdo de História dos primórdios da humanidade. Servem muito bem como orientação de estudos. Bom trabalho.
1.     (UFRR/RR) - Considere as afirmações sobre o período paleolítico:
I - Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno;
II - Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência;
III - Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos. Habitavam em cavernas, copas de árvores, saliências rochosas, ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou de pele de animais;
IV - Os instrumentos ou ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para fabricar seus instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar.
Em relação às proposições acima podemos afirmar que:
A - Todos os itens são falsos.
B - Todas estão corretas.
C - Apenas o item I é verdadeiro.
D - Apenas o item II é falso.
E - Os itens II, III e IV são falsos.
2.    (UEMS) - Os homens das sociedades pré-históricas, gradativamente, superam suas limitações físicas e de raciocínio, bem como de adaptação ao meio, criando condições materiais para garantir sobrevivência e expansão geográfica. Sobre esse longo período, no qual viveram essas sociedades, é correto afirmar que:
A - a principal conquista do Neolítico foi o domínio do fogo, que possibilitou ao homem defender-se de animais, cozer os alimentos, aquecer-se no frio e sedentarizar-se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrícolas.
B - a principal conquista do Paleolítico foi a Revolução Agrícola, que possibilitou ao homem se tornar sedentário e garantir sua alimentação.
C - o Mesolítico é a fase de transição entre o Neolítico e o Paleolítico inferior.
D - o Peleolítico Superior é o período mais extenso da Antiga Idade da Pedra, no qual temos o surgimento do homo sapiens.
E - o Paleolítico é caracterizado como período da pedra lascada, em que o homem era nômade e travava a luta pela sobrevivência tendo por base a caça, a pesca e a coleta.
3.    3- (UFMS) - A respeito da “Revolução Neolítica”, também conhecida como “Revolução Agrícola”, é correto afirmar que:
A - significou uma radical mudança no modo de vida das sociedades humanas, haja vista que elas se tornaram menos sedentárias e mais dependentes da caça e da coleta para a sua sobrevivência;
B - nas Américas, a “Revolução Neolítica” corresponde ao período chamado de “Paleoíndio”, ou seja, aquele referente aos primeiros povoados do continente;
C - teve início devido a vários fatores, entre os quais as mudanças climáticas de repercussão planetária e o aumento da população humana em certas regiões do globo;
D - o desenvolvimento da agricultura se deu de forma independente e dissociada do processo de domesticação de animais como bois, carneiros, porcos e patos, entre outros, seja nas Américas, seja na África e na Eurásia;
E - via de regra, tanto nas Américas como na Eurásia, mulheres tiveram pouco ou nenhum papel relevante no processo de produção de vegetais domesticados e na criação de animais.
4.   4-  Sobre o surgimento da agricultura e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que:
a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita;
b) ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para a América;
c) como tantas outras invenções, teve origem na China, de onde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América;
d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru);
e) de todas as invenções fundamentais, a metalurgia e o comércio foram as que menos contribuíram para o ulterior progresso material do homem.
5.   Leia as afirmações abaixo:
I. As civilizações pré-históricas não se desenvolveram no mesmo período de tempo, nas várias regiões do mundo.
II. A divisão da Pré-História não pode fundamentar-se em acontecimentos, mas nos melhoramentos das técnicas com que eram fabricados os instrumentos.
III. Os monumentos megalíticos estariam associados ao culto dos mortos. a) Apenas I e II estão corretas
b) Apenas II e III estão corretas
c) Apenas I e III estão corretas
d) Todas estão corretas
e) Todas estão incorretas
6.  Leia as afirmações abaixo:
I.              As civilizações pré-históricas não se desenvolveram no mesmo período de tempo, nas várias regiões do mundo.
II.             A divisão da Pré-História não pode fundamentar-se em acontecimentos, mas nos melhoramentos das técnicas com que eram fabricados os instrumentos.
III.           Os monumentos megalíticos estariam associados ao culto dos mortos.
a) Apenas I e II estão corretas
b) Apenas II e III estão corretas
c) Apenas I e III estão corretas
d) Todas estão corretas
e) Todas estão incorretas
7.     (FCSCL-SP) Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.
a) Todas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.
8.             (Enem) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de:
a) 365 anos.
b) 460 anos.
c) 900 anos.
d) 10.000 anos.
e) 460.000 anos.
9.  Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.

I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.
II - Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o 'Homo Sapiens', existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.
III - As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente.  Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e IIl.

10 Acerca do estágio cultural conhecido como paleolítico, é INCORRETO afirmar que, nesse estágio, registra(m) –se:
a) o aparecimento do Homo Sapiens e a descoberta do fogo.
b) a invenção da cerâmica e da metalurgia.
c) o nascimento da arte com representações de cenas do cotidiano humano nas paredes das cavernas.
d) a aprendizagem do homem na fabricação de facas, agulhas e anzóis de ossos.
e ) o desconhecimento do homem da atividade de plantar e colher.

Quem não conseguiu responder todas ou ficou com alguma dúvida entre em contato conosco para conversar.