PLANO
DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA
3º
ANO
ÁREA:
Ciências Humanas
COMPONENTE
CURRICULAR: Geografia
OBJETIVO
DA ÁREA: Oportunizar
conhecimentos, situações de aprendizagem e mobilizar conceitos que provoquem no
aluno a perspectiva do desenvolvimento da autonomia, dos valores, da
criatividade e do pensamento crítico.
Ementa: A
construção do conhecimento geográfico: o pensamento geográfico, seu reflexo no
ensino e a relação sociedade/natureza na ciência geográfica. A percepção do ser
humano como parte integrante do espaço onde os fenômeno ocorridos são
resultantes da vida e do trabalho do homem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estabelecer uma visão de conjunto do
desenvolvimento social, político e econômico do mundo, do Brasil e regional,
despertando a consciência crítica sobre a conjuntura atual;
• Compreender as organizações humanas suas
distribuições no espaço geográfico.
• Compreender o processo de urbanização e
industrialização, os movimentos migratórios internos e externos na conjuntura
atual;
• Contextualizar os problemas relacionados as
tensões geopolíticas mundiais e localizar os acontecimentos para compreender os
motivos desses conflitos.
• Analisar criticamente as tensões espaciais,
ambientais e fundiárias, argumentando a respeito delas.
• Classificar e comparar as relações comerciais de
transporte e comunicações, adquirindo potencialidades e consciência das
relações internacionais.
• Trabalhar a importância e a influência das
culturas indígenas e afro-brasileiras de acordo com a lei n°
• Reconhecer as transformações recentes no meio
rural brasileiro.
• Reconhecer as principais finalidades do uso das
terras agrícolas brasileiras.
CONCEITOS BÁSICOS
• A formação do território brasileiro.
• O território brasileiro: posição geográfica e
territorialidade.
• Organização político-administrativa do Brasil.
• O Brasil no século XXI, a regionalização do
território e suas diferentes formas de divisão.
• A divisão do Brasil de acordo com o IBGE (região
Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste).
• Os Complexos Regionais. (Centro-Sul, Nordeste e
Amazônia).
• A divisão do Brasil de acordo com o
meio-técnico-científico-informacional. (Geógrafo Milton Santos)
• O crescimento populacional no Brasil e no mundo;
• A
estrutura da população brasileira;
• A teoria
da transição demográfica;
• Fluxos
migratórios externos e internos.
• A urbanização mundial; Cidade na história;
• A questão
urbana hoje;
• Urbanização no Brasil.
• Hierarquia urbana e regiões metropolitanas
brasileiras.
• Os movimentos sociais nas cidades e no campo.
• Questão da energia no mundo atual;
• Fontes de
energias renováveis e não renováveis
• Os biocombustíveis e suas implicações.
• Agricultura e pecuária: estrutura fundiária
brasileira.
• A modernização na agricultura no Brasil e no
mundo: agronegócio e agroindústrias.
• Brasil: potência agropecuária.
• A cultura indígena e afro-brasileira.
• As populações ribeirinhas e quilombolas.
• Rio Grande do Sul - aspectos físicos,
econômicos, sociais, políticos e culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário