PLANO
DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA
1º
ANO
ÁREA:
Ciências Humanas
COMPONENTE
CURRICULAR: Geografia
OBJETIVO
DA ÁREA: Oportunizar
conhecimentos, situações de aprendizagem e mobilizar conceitos que provoquem no
aluno a perspectiva do desenvolvimento da autonomia, dos valores, da
criatividade e do pensamento crítico.
EMENTA: A construção do conhecimento geográfico: o pensamento
geográfico, seu reflexo no ensino e a relação sociedade/natureza na ciência
geográfica. A percepção do ser humano como participante do espaço, onde os
fenômenos ocorridos são resultantes da vida e do trabalho do homem, inseridos
num processo de desenvolvimento.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Reconhecer os movimentos realizados pelo
planeta Terra e suas consequências para os fenômenos naturais e para os
fenômenos naturais e para a organização das sociedades;
·
Dominar os referenciais de orientação e
reconhecer as situações que exigem noções de orientação;
·
Saber utilizar a rosa dos ventos ter noção
sobre o funcionamento da bússola;
·
Compreender a função das coordenadas
geográficas e saber utilizá-las para representar e localizar os pontos das
superfície terrestre;
·
Utilizar um guia de ruas (que emprega
sistemas de coordenadas) para encontrar endereços;
·
Entender os motivos da criação dos fusos
horários e saber calcular suas variações entre os diferentes pontos da Terra;
·
Reconhecer e saber interpretar as principais
formas de representação das variáveis geográficas em mapas;
·
Saber interpretar maquetes, croquis e perfis
e ter noção das situações mais apropriadas para o uso de cada um;
·
Reconhecer a importância dos mapas e seus
diferentes tipos;
·
Compreender que as projeções cartográficas
determinam as características dos mapas e revelam os objetivos e concepção de
mundo de quem os confecciona;
·
Compreender o conceito de escala, reconhecer
as diferentes formas de representar as escalas e saber calcular as conversões
entre diferentes escalas; compreender a função da cartografia de base e da
cartografia temática, reconhecer seus produtos e saber interpreta-los;
·
Distinguir tempo meteorológico e clima;
·
Reconhecer os elementos do clima e os fatores
que nele interferem;
·
Caracterizar e localizar os principais tipos
climáticos do mundo e do Brasil;
·
Identificar características das principais
formações vegetais do globo e do Brasil;
·
Reconhecer a relação entre clima e vegetação;
·
Conceituar domínio morfoclimático;
·
Localizar e apresentar características dos
domínios morfoclimáticos brasileiros;
·
Destacar os principais os principais recursos
minerais disponíveis;
·
Identificar os principais recursos extrativos
vegetais do Brasil;
·
Discutir a importância da agua e de sua
conservação para o futuro da humanidade;
·
Reconhecer as características das camadas
internas da terra;
·
Compreender o que são minerais e como podem
ser aproveitados pelos seres humanos;
·
Reconhecer os tipos de rocha e entender os
processos de formação de cada um;
·
Aprender como as eras geológicas estão
estruturadas e qual a sua importância para organizar os conhecimentos sobre a
evolução da Terra;
·
Entender o que são placas tectônicas e como
elas se movimentam, além de reconhecer as consequências de sua dinâmica;
·
Compreender o surgimento dos terremotos e dos
vulcões e suas implicações;
·
Compreender a origem das formas de relevo
como resultado de processos naturais internos e externos à superfície terrestre;
·
Identificar as características das principais
formas de relevo como resultado de processo naturais internos e externos à
superfície terrestre;
·
Identificar as características das principais
formas de relevo e os processos envolvidos em sua formação;
·
Reconhecer a importância dos critérios para a
classificação do relevo, além da coerência das classificações propostas no
Brasil em função dos critérios utilizados;
·
Compreender o conceito de erosão e
identificar as condições que levam à ocorrência da erosão e dos movimentos de
massa;
·
Compreender o conceito de intemperismo,
reconhecer as diferenças entre os processos de origem química, física e
biológica e entender como esses fenômenos atuam na formação dos solos;
·
Reconhecer os principais fatores que
influenciando a formação dos solos e
entender
CONCEITOS BÁSICOS:
·
Espaço geográfico,
lugar e paisagem.
·
A representação do
espaço geográfico: cartografia.
·
A formação do espaço
natural: placas tectônicas e estrutura geológica.
·
A formação do espaço
natural: dinâmica interna e externa.
·
Relevo e estrutura
geológica.
·
A erosão e a
contaminação dos solos.
·
As fronteiras
naturais do Mundo.
·
Impactos ambientais e
biomas.
·
Atmosfera.
·
Hidrografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário