quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA 1º ANO


PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA

1º ANO
ÁREA: Ciências Humanas
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

OBJETIVO DA ÁREA: Oportunizar conhecimentos, situações de aprendizagem e mobilizar conceitos que provoquem no aluno a perspectiva do desenvolvimento da autonomia, dos valores, da criatividade e do pensamento crítico.
EMENTA: A construção do conhecimento geográfico: o pensamento geográfico, seu reflexo no ensino e a relação sociedade/natureza na ciência geográfica. A percepção do ser humano como participante do espaço, onde os fenômenos ocorridos são resultantes da vida e do trabalho do homem, inseridos num processo de desenvolvimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Reconhecer os movimentos realizados pelo planeta Terra e suas consequências para os fenômenos naturais e para os fenômenos naturais e para a organização das sociedades;
·         Dominar os referenciais de orientação e reconhecer as situações que exigem noções de orientação;
·         Saber utilizar a rosa dos ventos ter noção sobre o funcionamento da bússola;
·         Compreender a função das coordenadas geográficas e saber utilizá-las para representar e localizar os pontos das superfície terrestre;
·         Utilizar um guia de ruas (que emprega sistemas de coordenadas) para encontrar endereços;
·         Entender os motivos da criação dos fusos horários e saber calcular suas variações entre os   diferentes pontos da Terra;
·         Reconhecer e saber interpretar as principais formas de representação das variáveis geográficas em mapas;
·         Saber interpretar maquetes, croquis e perfis e ter noção das situações mais apropriadas para o uso de cada um;
·         Reconhecer a importância dos mapas e seus diferentes tipos;
·         Compreender que as projeções cartográficas determinam as características dos mapas e revelam os objetivos e concepção de mundo de quem os confecciona;
·         Compreender o conceito de escala, reconhecer as diferentes formas de representar as escalas e saber calcular as conversões entre diferentes escalas; compreender a função da cartografia de base e da cartografia temática, reconhecer seus produtos e saber interpreta-los;
·         Distinguir tempo meteorológico e clima;
·         Reconhecer os elementos do clima e os fatores que nele interferem;
·         Caracterizar e localizar os principais tipos climáticos do mundo e do Brasil;
·         Identificar características das principais formações vegetais do globo e do Brasil;
·         Reconhecer a relação entre clima e vegetação;
·         Conceituar domínio morfoclimático;
·         Localizar e apresentar características dos domínios morfoclimáticos brasileiros;
·         Destacar os principais os principais recursos minerais disponíveis;
·         Identificar os principais recursos extrativos vegetais do Brasil;
·         Discutir a importância da agua e de sua conservação para o futuro da humanidade;
·         Reconhecer as características das camadas internas da terra;
·         Compreender o que são minerais e como podem ser aproveitados pelos seres humanos;
·         Reconhecer os tipos de rocha e entender os processos de formação de cada um;
·         Aprender como as eras geológicas estão estruturadas e qual a sua importância para organizar os conhecimentos sobre a evolução da Terra;
·         Entender o que são placas tectônicas e como elas se movimentam, além de reconhecer as consequências de sua dinâmica;
·         Compreender o surgimento dos terremotos e dos vulcões e suas implicações;
·         Compreender a origem das formas de relevo como resultado de processos naturais internos e externos à superfície terrestre;
·         Identificar as características das principais formas de relevo como resultado de processo naturais internos e externos à superfície terrestre;
·         Identificar as características das principais formas de relevo e os processos envolvidos em sua formação;
·         Reconhecer a importância dos critérios para a classificação do relevo, além da coerência das classificações propostas no Brasil em função dos critérios utilizados;
·         Compreender o conceito de erosão e identificar as condições que levam à ocorrência da erosão e dos movimentos de massa;
·         Compreender o conceito de intemperismo, reconhecer as diferenças entre os processos de origem química, física e biológica e entender como esses fenômenos atuam na formação dos solos;
·         Reconhecer os principais fatores que influenciando a formação dos solos e  entender

CONCEITOS BÁSICOS:
·         Espaço geográfico, lugar e paisagem.
·         A representação do espaço geográfico: cartografia.
·         A formação do espaço natural: placas tectônicas e estrutura geológica.
·         A formação do espaço natural: dinâmica interna e externa.
·         Relevo e estrutura geológica.
·         A erosão e a contaminação dos solos.
·         As fronteiras naturais do Mundo.
·         Impactos ambientais e biomas.
·         Atmosfera.
·         Hidrografia.

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