sexta-feira, 5 de junho de 2020

05 DE JUNHO TURMA 115 HISTÓRIA (21:10)


TURMA 115 HISTÓRIA (21:10)
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LEIA o texto abaixo para realizar as atividades propostas.
Democracia grega: origem, órgãos e características
Quando se fala em democracia grega, a primeira palavra que cabe nesse processo se refere às experiências que originaram as bases democráticas como um todo em Atenas, chegando depois ao restante da Grécia.
A participação do povo no governo de Atenas era notória, em outras pólis nem tanto, mas até mesmo nas cidades em que a democracia não era tão latente, ainda assim sempre havia algum canal e forma de comunicação entre o poder público e os cidadãos
COMO SE DESENVOLVEU A DEMOCRACIA GREGA EM ATENAS
Surgida na Grécia Antiga e implementada em Atenas logo que Clístenes, em 510 a.C, liderou uma revolta vencendo o derradeiro líder tirano que governava a cidade-estado, “nasceu” a democracia.
Como líder único naquele momento, Clístenes compilou uma série de reformas políticas, cujo objetivo era solucionar os embates sociais dados pela divisão social ali existente.
CLASSIFICAÇÃO DA SOCIEDADE GREGA
A classificação da sociedade da Grécia em camadas variava conforme a cidade. Em se tratando de Atenas, dividia-se a sociedade em três classes:
Cidadãos (os eupátridas): gozavam de direitos políticos para participar da democracia, excluindo-se deste grupo político mulheres e crianças.
Metecos: estrangeiros que viviam em Atenas. Não tinham direitos políticos e não podiam ascender socialmente, ocupavam ofícios no comércio e no artesanato. Tinham que cumprir com o pagamento de impostos para viver em Atenas e eram obrigados a prestar serviços militares.
Escravos: a imensa maioria da população ateniense, pois se estima que para cada cidadão adulto chegou a existir até 18 (dezoito) escravos.
Os escravos eram considerados propriedades do seu senhor, embora houvesse leis que os protegiam contra excessos de maus tratos. A democracia grega dos cidadãos eupátridas era mantida às custas da escravidão da maioria.
QUAIS OS ÓRGÃOS DA DEMOCRACIA ATENIENSE?
Eclésia - Assembleia
A assembleia de todos os cidadãos e como poderíamos designar: “a casa do povo”. Tinha funções legislativas e de planejamento, nomeava os magistrados e os fiscalizava, bem como aprovava leis, instaurava a guerra ou a paz, controlava as finanças e obras públicas, julgava os crimes políticos.
Bulé ou Assembleia dos Quinhentos
Funções executivas, a Bulé era formada pelos demos composto por 50 deles. Quem indicava seus representantes eram os cidadãos com mais de 30 anos, que administrava a pólis, sendo divididos em 10 grupos de 50 demos cada um.⠀⠀
Magistrados- Arcontes
Eram sorteados pela Eclésia em torno de 10 membros anualmente. Organizavam as cerimônias fúnebres e religiosas, além de presidir os tribunais.
Estrategos
Função de orientar a política externa. Eram eleitos 10 por ano, podendo cumprir vários mandatos. Tinham que orientar as questões militares e eram considerados os mais importantes magistrados da pólis.⠀⠀
Tribunais- Areópago
Formado pelos arcontes, que haviam cessado funções, vitaliciamente, podiam julgar os crimes mais graves, como religiosos, homicídios e incêndios.
Helieu
Composto por 6000 juízes – 600 por tribo segmentados em secções com sorteios anualmente. Faziam o julgamento das demais infrações. A decisão era feita por voto, em sua maioria, secreto.
A democracia ateniense inspirou profundamente Roma, que viria a criar importantes leis, como as do imperador Justiniano. Créditos: autoria desconhecida.
⠀⠀CARACTERÍSTICAS DA DEMOCRACIA ATENIENSE
      I.        Direta: Democracia direta porque todos os cidadãos participavam ativamente e sem intermediários — como nossos políticos brasileiros — do governo da pólis. O cidadão ateniense gozava dos seguintes direitos institucionais:
ü  Liberdade;
ü  Propriedade;
ü  Isonomia (igualdade entre os cidadãos);
ü  Isocracia (igualdade entre os cargos públicos); e
ü  Isegoria (igualdade para falar na Assembleia).
    II.        Imperfeita: Uma democracia só para os cidadãos, as mulheres não eram detentoras da cidadania. Estrangeiros residentes na pólis (metecos), não possuíam direitos políticos nem alguns direitos civis.
democracia ateniense e o pensamento grego foram concordantes com a escravatura.
FALA: ARGUMENTAR, RETÓRICA, DISCUSSÃO  
fala era um importantíssimo instrumento no processo de argumentações e discussões para se debater ideias e poder resolvê-las, logo o dom da retórica e do bom linguajar eram predominantes ali, implicando para tanto educação e instrução.
 FIM DA DEMOCRACIA ATENIENSE
O fim da democracia em Atenas se deu em 404 a.C, logo que a pólis ateniense foi derrotada pela pólis de Esparta da Guerra do Peloponeso, sendo instaurada uma oligarquia.

REFERÊNCIA(S):
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2007.
GIORDANI, Mário Curtis. História da Grécia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1972.
SOLLA, Walter. 
Grécia Antiga I e Grécia Antiga II. Acesso em: 10 set. 2018.
VINCENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.

ATIVIDADE (responder no caderno):
1-    Por que a noção de democracia grega estava relacionada com apenas UMA PARTE da população? Que parcela era essa?
2-    Qual a diferença entre um Eupátrida e um meteco?
3-    Por que a democracia grega é dita imperfeita?
4-    Hoje, na atualidade, qual a definição de democracia?
5-    Essa noção atual é perfeita? Por que?


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