quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Avaliação do terceiro trimestre

AVALIAÇÃO III TRIMESTRE HISTÓRIA 1º ANO
NOME DO ALUNO:_________________________________________TURMA: _________ Dia: 04/12/2013 Acertos:______



1)   Das afirmações abaixo assinale a que contiver as alternativas verdadeiras com um “V” e as opções falsas com um “F”:
(   ) Os plebeus originalmente livres, detinham todo  poder político, essa situação somente se alterou durante a Republica e as guerras de conquista, quando a presença senadores conseguiram aprovar leis que os favoreceriam;
(   ) Na história de Roma  podemos considerar que a passagem da República para o Império, esta deixou de ser uma democracia para se tornar uma democracia governada por um monarca;
(   ) Os irmãos Tibério e Caio Graco foram dois Gladiadores que lutaram pelo fim da escravidão.
(    ) A Escravidão não desempenhou um papel importante no setor produtivo (agrícola) romano.
(   ) No que diz respeito a religião romana, esta se assemelhava à grega pois ambas eram monoteístas
(   ) O senado foi a instituição romana que surgiu na fundação de Roma  e desapareceu durante o período do Império;
(    ) No que se refere a história de Roma, pode-se considerar que Roma conheceu apenas dois regimes políticos a saber: Monarquia e República nessa ordem
(    ) Jesus Cristo nasceu na Judeia enquanto essa era província romana e no período de três séculos a filosofia religiosa pregada por ele se tornou a religião oficial de Roma.
Assinale a alternativa que possui a sequencia correta de letras:
a)  Todas são verdadeiras;
b) Todas são falsas;
c) Apenas a última é verdadeira;
d) V-F-V-F-F-V-V-F
e) V-F-F-V-F-V-F-V



2)   Das afirmações abaixo sobre a crise do  império romano apenas UMA é incorreta. Assinale a alternativa Incorreta:
a) Sobre o período da Republica em Roma podemos afirmar que, contrário do que significa República (coisas do povo) foi o período em que apenas os patrícios (senado) governaram Roma.
b) Os romanos foram grandes arquitetos e engenheiros, construções como os aquedutos e as estradas romanas ainda hoje podem ser vistas.
c) Para os Romanos, qualquer povo que não falasse latim e não  fosse da cultura romana era um “bárbaro” e por isso considerado inferior no grau de civilização.
d) O pater familia possuía direito de vida e morte sobre todos os que estivessem sob seu pátrio poder, ou seja, mulher, filhos e filhas, parentes e inclusive clientes;
e) A sociedade de Roma sempre foi muito flexível, a mudança de lugar na escala social sempre era possível, um escravo ser liberto e ou enriquecer, um plebeu acender ao grupo dos Patrícios era uma constante.

3)   Assinale a afirmação correta no que diz respeito a sociedade e política da Roma Antiga:
a) A República Romana, instaurada após a deposição do rei Júlio César, foi inicialmente dominada pelos patrícios (senado) possuidores de cidadania plena em Roma, apenas com o passar dos séculos e das greves a plebe passou a participar do poder.
b) Entre as conquistas da plebe durante a República estava o direito ao voto das mulheres;
c) Espártaco foi um escravo que transformado em gladiador, fugiu do cativeiro e lutou contra as legiões romanas. Após dois anos de lutas foi vencido e morto e seus companheiros crucificados no caminho de volta para Roma.
d) Os escravos nunca foram muito importantes na estrutura econômica da Roma Antiga;
e) Pelo Edito de Milão (2012 a.C. ) o direito de cidadania romana foi estendido a todos os habitantes livres do Império.

4)   Na história da Grécia Clássica o termo “helenismo” se aplica á:
a) Da fusão de elementos da cultura Grega com a cultura dos povos orientais conquistados por Alexandre Magno (Grande); b) Da fusão de elementos culturais atenienses e espartanos após a Guerra do Peloponeso;
c) União das culturas gregas e persas após as Guerras Médicas;
d) Resultado da unificação cultural do Oriente após as conquistas de Ciro I
e) Resultado da Unificação da cultura grega, em especial a religião com a cultura Romana.
5)   Considere as afirmações abaixo sobre o papel da mulher nas sociedades Gregas e Romanas clássicas e assinale a alternativa correta:
a) A sociedade Grega assim como a Romana Valorizavam muito as mulheres sendo que elas desempenhavam um papel de destaque na sociedade;
b) as mulheres dispunham de poder politico na Grécia Antiga,  mas não na sociedade romana;
c) Tanto a Sociedade Grega como a Romana no geral relegavam a mulher a um papel secundário na sociedade, ela seria uma boa mãe e no máximo administrar os bens familiares.
d) Na Sociedade Romana diferentemente da sociedade Grega a mulheres era muito valorizada;
e) Tanto a sociedade grega como na romana o afeto de um homem para com uma mulher era considerado um sentimento nobre e digno de ser celebrado.



6)   As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito amado entre gregos que enfraqueceu toda Grécia facilitando a futura conquista pelos macedônios. Este conflito ficou conhecido como:
a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) Invasão da Macedônia
e) Guerras Gaulesas.


7)   A história de Roma sempre ficara lembrada como  a história de um povo militarista. Essa afirmação é verdadeira por:
a) Os romanos possuírem um exército numeroso.
b) A organização social e econômica de Roma dependia de sua força militar, pois essa força é que garantia escravos e butim  para a manutenção desta estrutura;
c) O exército romano possuía um treinamento militar  muito rígido, sendo que as crianças eram forçadas desde os sete anos a receber treinamento militar.
d) Toda sociedade estava organizada para manter o exército funcionando;
e) O fato de o Senado ser a força política e militar e os generais comandarem o exército e tornarem-se imperadores  é a confirmação do espírito militarista da sociedade romana.



8)   O conceito de “ostracismo” que vigorou em Atenas no período clássico pode ser definido como:
a) Uma instituição democrática para que os cidadãos gregos pudessem homenagear seus heróis;
b) Foi criado por Alexandre o Grande para expulsar os gregos que não colaborassem com sua politica expansionista;
c) Foi  Uma instituição criada pelos espartanos para expulsar maus soldados de suas fileiras;
d) Conceito se refere à escolha democrática (voto) criada pelos atenienses para expulsar maus cidadãos da cidade.
e)  O termo se refere a uma prática dos Persas para expulsar os gregos dos  territórios conquistados.