terça-feira, 23 de abril de 2013

Anos Ásia Europa África Outras regiões
40000 a.C.


c. 35000 a.C.

15000 a.C.


12000 a.C.



10000 a.C.
  • Início da agricultura (sudoeste asiático)



9000-8000 a.C.
  • Início do pastoreio
  • Ocupação do Oriente Próximo
  • Surgimento da cidade-estado


  • Início das migrações para o sul, nas Américas
8000-6000 a.C.
  • Início da agricultura na Grécia


5000-4000 a.C.
  • Aldeias Neolíticas nas margens do Nilo
  • Ocupação agrícola do Egipto
  • Fundação da 1ª dinastia do Egipto: faraó Narmer

3200 a.C.
  • Produção de milho no México
  • Cultivo da batata no Peru

 Antiguidade

Anos Ásia Europa África Outras regiões
3000 a.C.
  • Civilização minóica (Creta)
  • Construção das pirâmides
2000 a.C.
  • Período Pré-Clássico da Civilização Maia
  • No Peru, trabalho em metal
  • Povoamento da Melanésia
1800 a.C.


1700 a.C.

  • Domínio do Egipto pelos Hicsos

1500 a.C.
  • Apogeu da civilização egípcia.
1200 a.C.
1100 a.C.
  • Início da expansão comercial e naval dos Fenícios


1000 a.C.
  • Cultura de Adena
900-800 a.C.
  • Ascensão de Urartu
  • Upanishades; Arianos expandem para o sul (Índia).
  • Reinado de Salomão em Israel
  • Separação de Judá e Israel em dois reinados
  • O Egipto invade Judá e Israel
700 a.C.
600 a.C.
  • Assírios conquistam o Egito
  • Civilização Wari
500 a.C.
400 a.C.
  • Início da era dos Estados beligerantes (China)
  • Confúcio

300 a.C.
200 a.C.
  • Roma domina a Itália central
  • Roma conquista a Espanha

100 a.C.
  • Roma conquista a Macedônia
  • Grécia sob domínio romano
  • Guerra civil, em Roma
1 a.C.


ERA CRISTÃ[4]

séc.I
séc. II
  • Rebeliões dos turbantes amarelos (China)
  • Trajano conquista Mesopotâmia
  • Rebelião judaica - Diáspora
  • Auge do Império romano
  • Varíola dizima o Império
  • Invenção do papel, na China
  • Budismo na China

séc. III
  • Cidadania romana em todo Império
  • Início de ataques godos a Roma.
  • Diocleciano reorganiza o Império.
  • Desenvolvimento da teologia cristã
  • Período Clássico da Civilização Maia
séc. IV
séc. V
até 476







 Idade Média

Anos Ásia Europa África Outras regiões
séc. V
desde 476
  • Fim do Império Gupta


séc. VI
  • Justiniano ocupa o norte da África

séc. VII
séc. VIII
séc. IX
séc. X

séc. XI
séc. XII

séc. XIII
séc. XIV
  • Império de Benin
séc. XV
  • Navegações chinesas
  • Expansão vietnamita
  • Batalha de Ankara

 Idade Moderna

Anos Ásia Europa África Outras regiões
séc. XV
desde 1453
séc. XVI
séc. XVII
séc. XVIII
até 1789

Idade Contemporânea

Anos Ásia Europa África Outras regiões
séc. XVIII
desde 1789
séc. XIX
Eventos mundiais do Século XIX:


séc. XX
  • Independência das nações africanas.
  • Fim do Apartheid
Eventos mundiais do Século XX:
séc. XXI
Eventos mundiais do Século XXI:


Hoje eu estou apoiando a minha categoria, o MAGISTÉRIO Estadual paralisou como forma de chamar a atenção para a situação em que nos encontramos. Acredito que os alunos, futuros profissionais da  e de educação nos apoiarão. Estamos reivindicando o pagamento do piso nacional previsto em lei desde 2008 (16 de julho de 2008 foi sancionada a Lei n° 11.738) que estabelece um valor mínimo para a categoria e que ainda não nos é pago. Em conjunto o magistério defende a manutenção do atual PLANO DE CARREIRA da categoria  e este ponto que tem provocado os mais intensos debates.
Nossas escolas estão carentes, tanto ou mais do que o professores. Elas estão carentes de recursos, de espaço, de funcionários e isso precisa ser exposto e debatido por todos. Ou vocês alunos estão contentes com as salas de aula de vocês? Com as quadras, computadores, biblioteca?
O governo afirma que ninguém recebe menos que o piso o que não é uma inverdade, mas não é o piso e que o piso somente poderá ser pago ao magistério quando for revisto o plano de Carreira da categoria para evitar distorções e a falência do Estado tendo em vista o aumento considerável na folha de pagamentos.
No meio deste debate que já se prolonga há cinco anos, já rendeu ações na justiça de professores cobrando o piso, continuamos trabalhando e nenhuma posição e decisão é tomada pelo governo. Então só resta fazer com que o debate saia dos espaços fechados das salas dos técnicos e passe a ser um debate de toda comunidade escolar envolvendo alunos, pais, professores.
Eu não acredito somente em PARAR, mas é um modo de chamar a atenção, e estou escrevendo, pois, nada vai mudar se não agirmos como um todo em favor da Educação e da Classe do Magistério.
Uma escola de qualidade começa com um ESPAÇO Educacional de Qualidade, material pedagógico apropriado, biblioteca, laboratórios e profissionais qualificados. Isso necessariamente depende dos administradores em sua esfera local e estadual.
Quanto ao magistério o pagamento de um salário digno não é uma reivindicação infundada, basta que comparemos salário em nível técnico ou  superior para verificar que estamos defasados. Um engenheiro com curso superior percebe no mínimo 75% a mais do que um professor com mesma formação.
E para finalizar, sempre que questionam a qualidade dos professores, gostaria de deixar o seguinte pensamento:
Se o Trabalho é bom, paga bem, o local de trabalho é bom, a concorrência será sempre maior e neste caso a seleção ocorrendo de modo correto, os melhores profissionais estarão atendendo os alunos nas escolas.
Então colegas, alunos e comunidade não estamos de feriado, férias ou recesso. Estamos chamando a atenção para a situação da educação, precisamos da ajuda de todos. O debate impede que estas questões sejam novamente esquecidas e retornem como discurso eleitoreiro apenas nas campanhas políticas.
Parar agora é uma AÇÃO e não uma OMISSÃO.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Texto sobre a Mesopotâmia


A MESOPOTÂMIA
            Quando falamos da região da Mesopotâmia, devemos entender que estamos nos referindo a um espaço geográfico delimitado, determinado. A terra entre rios descrita pelos gregos abrigou diversos povos com língua, costumes  religião diferentes, mas que de um modo ou de outro legaram à civilização notáveis contribuições no campo da matemática, literatura, direito, astronomia e agricultura.
            Atualmente a Região da Mesopotâmia fica dividida entre diversos países como Iraque, Síria, Turquia,
            Quando por volta do IV milênio um povo de origem anterior aos povos  semitas da região expulsou os Elamitas e deu início ao processo de ocupação permanente da região com a agricultura e sedentarizarão da população aumentou e surgiram os primeiros grupamentos (aldeias e cidades).
            No final do III milênio as cidades estados sumerianas já fazem uso da escrita cuneiforme, tem na agricultura a base de sustentação da economia e o comércio é para negociar excedentes e adquirir bens que faltam na cidade. Este comércio está nas mãos dos funcionários do templo que é o local onde ficam estocados os grãos produzidos.
            O Zigurate é a construção central da comunidade, residência dos deuses e dos sacerdotes grupo que pode permanecer dentro do templo.
            O Patesi é o representante dos deuses entre os homens e como tal tem seus privilégios. É o governante e o administrador da cidade-estado bem como o responsável perante o deus protetor da mesma.
            A Escrita desenvolvida pelos Sumérios é adotada pelos demais povos que ocuparam a região, o cuneiforme foi a escrita usada por praticamente todos, mesmo que a língua falada fosse outra de acordo com a origem do povo ocupante (Ariana ou Semita) e a forma de registro a mesma em tabletes de barro gravadas com cunhas-estiletes.
            No campo religioso a região sempre abrigou credos politeístas. Acreditavam em várias divindades, cada cidade possuía seu deus protetor bem como acreditavam em entes da natureza. Acreditavam na oposição entre o bem e o mal. Não acreditavam na vida após a morte, mas creditavam a existência dos seres humanos a partir da criação divina utilizando barro ou argila. Fazem parte da tradição cultural religiosa o mito da criação e o do dilúvio que influenciarão a religião dos Hebreus que apesar da influencia será uma das poucas religiões Monoteístas da antiguidade.
            Então partindo do que foi apresentado acima podemos justificar que as contribuições que os diferentes povos que ocuparam a região da Mesopotâmia nos legaram é que justificam a afirmação de ser esta o “berço” da civilização ocidental.

REFERÊNCIAS

Panazzo & Vaz, Silvia & Maria Luísa. NAVEGANDO PELA HISTÓRIA. São Paulo:
Quinteto Editorial, 2009.
Cotrim & Rodrigues, Gilberto & Jaime. SABER E FAZER HISTÓRIA. São Paulo: Ed. Saraiva, 2009.
Piletti, Nelson & Claudino. HISTÓRIA E VIDA. São Paulo: Ed. Ática, 2004 26ª edição. Volume 3.

quarta-feira, 17 de abril de 2013


Alunos do primeiro 1° ano do Médio Politécnico. PROVAS DIA 19 E 23 de ABRIL. Não faltem e Estudem.

sábado, 13 de abril de 2013

Bom dia, para os alunos do 1º ano do I.E.E. Érico Veríssimo segue a ordem cronológica das ocupações do Espaço Geográfico da Mesopotâmia.