terça-feira, 11 de junho de 2013

Revisão do Egito e Hebreus Com Questões


RESUMO SOBRE OS EGÍPCIOS

O Poder dos faraós: O faraó governava o território de forma absoluta, ele era a maior autoridade religiosa, política, jurídica e militar. Durante a vida ele era o deus sol (Hórus ou Rá) depois de morto ele era Osíris.
Na escala social todos estavam abaixo do faraó, os Sacerdotes, os altos funcionários do império (vizir), os chefes militares, os escribas, os artesãos, os camponeses (felás) e os escravos, estes últimos trabalhavam nas mintas e pedreiras e caso tivessem sorte realizavam serviços domésticos nas residências nobres e ou as mulheres fazer parte do harém de seus proprietários.
OBS: durante o Novo Império um faraó desejando limitar o poder dos sacerdotes instituiu o Monoteísmo no Egito, o culto ao deus  Aton (representado pelo disco solar). Mas esta transformação perdurou apenas durante o governo de AMENÓFIS IV, com sua morte voltou o politeísmo.
No campo científico os Egípcios tiveram grande destaque na medicina (especialistas para cada área, conheciam bem a anatomia) e na astronomia. Mas os objetivos destes eram apenas questões imediatas, não houve preocupações em organizar as descobertas e ou evolução no conhecimento científico dos egípcios na história imperial.
1.         Qual o motivo que levava os egípcios a mumificar seus mortos?
2.         Toda população tinha acesso a essa prática? Por quê?
3.         Quais os diferentes tipos de construções funerárias do Egito Antigo?
4.         A frase “tu crias o trigo, fazes nascer o Grão” pode ser interpretada de que forma? Qual o significado desta frase?
5.         O Egito é dádiva apenas do Nilo? Por quê?
6.         Qual a relação que se pode estabelecer entre o Egito e as Civilizações que se desenvolveram na MESOPOTÂMIA (relações, econômicas, políticas, etc.)?
7.         Existe relação histórica entre os hebreus e o Egito? Explique qual a relação fundamentando com texto da BIBLIA (indicar o livro, capítulos e versículos;









OS HEBREUS.

1.       Qual é o livro que conta os principais fatos da história dos hebreus?
2.       Quem eram os hebreus que viviam em Ur? Por que saíram de lá?
3.       No que era baseada a economia destes grupos de hebreus?
4.       Quais os recursos naturais utilizados pelos hebreus para fiação e tecelagem?
5.       Descreva a organização da sociedade hebraica;
6.       Quais os motivos que levaram os hebreus para procurar outras terras? O que facilitou a entrada deles no Egito?
7.       Comente quem foi Moisés? (Textos, filme, experiências particulares);
8.       Qual o livro bíblico que conta a história da fuga do Egito e o retorno à Canaã?
9.       Quem eram os Juízes?
10.    Quem foi coroado primeiro rei dos Hebreus?
11.    Quais os reis mais importantes de Israel?
12.    Quais os motivos que levaram a divisão do Reino de Israel?
13.    O que foi o Cativeiro da Babilônia  e onde ele é descrito?
14.    O que foi a Diáspora Judaica e por que ocorreu?

REFERÊNCIAS:
BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História Das origens do homem à era digital. São Paulo: Ed. Moderna, 2011. 1ª edição.

RESPOSTAS:

1.           Qual o motivo que levava os egípcios a mumificar seus mortos?
R: O principal motivo  era religioso pois os egípcios acreditavam que um dia a alma retornaria ao corpo da pessoa falecida.
2.           Toda população tinha acesso a essa prática? Por quê?
R: Não, era uma prática muito cara, apenas os faraós, nobres e altos funcionários tinham condições de arcar com o custo do processo e ainda assim com variantes mais ou menos completas do processo de mumificação.
3.           Quais os diferentes tipos de construções funerárias do Egito Antigo?
R: Mastabas, Pirâmides e
4.           A frase “tu crias o trigo, fazes nascer o Grão” pode ser interpretada de que forma? Qual o significado desta frase?
R: As enchentes  do rio Nilo que Fertilizavam e irrigavam as margens, permitindo o cultivo do solo e a agricultura.
5.           O Egito é dádiva apenas do Nilo? Por quê?
R: Também, mas o Egito deve muito às mãos dos agricultores que preparavam a terra, os canais, irrigavam e garantiam o sustento de toda população do Egito.
6.           Qual a relação que se pode estabelecer entre o Egito e as Civilizações que se desenvolveram na MESOPOTÂMIA (relações, econômicas, políticas, etc.)?
R: Existiam relações comerciais e também militares, pois os povos da Mesopotâmia ocuparam militarmente o Egito (Hicsos e Assirios por exemplo) assim como o Egito o fez com territórios da Mesopotâmia.
7.         Existe relação histórica entre os hebreus e o Egito? Explique qual a relação fundamentando com texto da BIBLIA (indicar o livro, capítulos e versículos;
R: Sim, os Hebreus foram Cativos no Egito por séculos. Chegaram de forma pacifica mas foram escravizados. O texto se encontra no livro do Êxodo.
OS HEBREUS.

1.        Qual é o livro que conta os principais fatos da história dos hebreus?
R: Torá.
2.        Quem eram os hebreus que viviam em Ur? Por que saíram de lá?
R: Em UR vivia Abraão, um pastor, que após fazer um acordo com Deus parte em busca da terra prometida e migra para a região de Canaã.
3.        No que era baseada a economia destes grupos de hebreus?
R: Inicialmente eram pastores, mas com a ocupação das margens do Jordão desenvolveram a agricultura irrigada, eram excelentes apicultores. Com a formação de um estado centralizado o comercio ganha destaque.
4.        Quais os recursos naturais utilizados pelos hebreus para fiação e tecelagem?
R: Lã de carneiro e Canhamo.
5.        Descreva a organização da sociedade hebraica;
R: A sociedade hebraica era essencialmente patriarcal, o pai era o líder do grupo familiar em torno da qual tudo se organizava dentro do ambiente de pastoreio. Com as guerras de conquista territorial, o surgimento de um rei, figura central criou-se uma estrutura de nobres, sacerdotes. Os  agricultores pastores que sustentavam os dois primeiros. Haviam poucos escravos. A mulher era considerada propriedade do pai ou marido após casada.
6.        Quais os motivos que levaram os hebreus para procurar outras terras? O que facilitou a entrada deles no Egito?
R: Uma grande seca que castigou a região do Jordão levou os Hebreus a procurar socorro no Egito, então governada pelos Hicsos um povo semita como os hebreus.
7.        Comente quem foi Moisés? (Textos, filme, experiências particulares);
R: Moises era filho de escravos hebreus mas que foi criado como um príncipe egípcios. Quando descobriu a verdade rebelou-se e liderou o povo hebreu em uma jornada de retorno a terra de Canaã. Foi ele quem estabeleceu as leis principais do povo hebreu, os famosos DEZ MANDAMENTOS.
8.        Qual o livro bíblico que conta a história da fuga do Egito e o retorno à Canaã?
R: a história do povo Hebreu e a fuga é contada pelo livro do Êxodo.
9.        Quem eram os Juízes?
R: Os Juízes eram lideres militares escolhidos em períodos que os hebreus sofriam ataques de inimigos ou para alguma incursão militar de conquista. Os juízes eram escolhidos pelos lideres das tribos.
10.    Quem foi coroado primeiro rei dos Hebreus?
R: O primeiro rei hebreu foi Saul ou Saulo.
11.    Quais os reis mais importantes de Israel?
R: As Figuras de maior destaque da realeza dos hebreus foram o próprio Saul, Davi, Salomão, Roboão e Jeroboão.
12.    Quais os motivos que levaram a divisão do Reino de Israel?
R: A centralização do poder, o surgimento de uma classe de nobres, levou a cobrança de impostos que não beneficiava a maioria da população. Um rei fraco – Roboão e um comandante forte foram os principais motivos da divisão do reino em Israel e Juda.
13.    O que foi o Cativeiro da Babilônia  e onde ele é descrito?
R: O Cativeiro da Babilônia descrito no livro de Daniel e relata a conquista de Jerusalem pelos Babilônicos e o cativeiro dos hebreus em terras estrangeiras.
14.    O que foi a Diáspora Judaica e por que ocorreu?
R: No ano 70 d.C os Hebreus foram derrotados pelos Romanos em mais uma de suas rebeliões e como castigo o governador decretou que todo hebreu-judeu sobrevivente fosse expulso de sua terra natal. Muitos migraram para África, Europa (Peninsula Ibérica) territórios romanos. O retorno oficial à Terra Prometida somente ocorreu em 1948 com a criação do estado de Israel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário